Bilhetagem Eletrônica

Saiba como funciona.

O que é o Teu?

Teu Consórcio Gestor é a união de doze empresas responsáveis pelo transporte de passageiros na região metropolitana. Para oferecer um serviço cada vez melhor a seus clientes, o consórcio está lançando o seu Sistema de Bilhetagem Eletrônica: o Teu Bilhete Metropolitano.

Em quais linhas de ônibus o Teu funcionará?

Em todas as linhas metropolitanas das empresas Evel, Guaíba, Itapuã, Sogil, Soul, Transcal, Viamão, Vicasa, na linha Taquara/Parobé da empresa Citral e nas linhas urbanas da cidade de Gravataí, Canoas, Cachoeirinha, Viamão e Alvorada.

O que é Bilhetagem Eletrônica?

É um sistema eletrônico onde um validador junto à roleta controla e libera o seu giro, enviando informações a um computador central. Isso garante mais controle sobre toda a operação.

Como será a implantação do sistema?

A implantação do sistema do Teu Bilhete Metropolitano acontecerá ao longo de 2007 e será feita aos poucos, contemplando uma categoria de clientes por vez: vale-transporte, isenções, melhor idade, escolar e antecipado.

A Bilhetagem Eletrônica causará desemprego?

Ao contrário do que muita gente pensa, não. A função do cobrador não deixa de existir. Com a implantação do sistema, ele passará a trabalhar com tecnologia, enviando dados para a Central. Além disso, alguns bilhetes precisam de conferência da foto do cliente para a liberação da roleta. E o sistema não elimina a possibilidade do pagamento em dinheiro. Como você pode ver, os colaboradores continuarão sendo fundamentais para o transporte metropolitano, mesmo com a chegada do Teu.

Quanto custará o Teu Bilhete Metropolitano?

O primeiro cartão é cedido em forma de comodato. Você só precisa conservá-lo corretamente, pois o seu prazo de validade é indeterminado. Em caso de perda, roubo ou dano, a segunda via e as demais serão cobradas. Os cuidados com o Teu são básicos: não dobrar, não amassar, não furar e não expor ao calor ou umidade excessiva.

Quais são as vantagens do Teu?

  • Facilidade para os passageiros, que não precisam manusear dinheiro ou vales na parada ou dentro do ônibus.
  • Agilidade na hora de passar pela roleta, pois basta encostar o Teu Bilhete Metropolitano no leitor para liberá-la , além de eliminar a perda de tempo com o troco.
  • Mais segurança para todos os passageiros com redução do volume de dinheiro dentro dos ônibus, reduzindo a possibilidade de assaltos.
  • Possibilidade de recuperar os créditos que não foram usados em caso de perda ou roubo do bilhete após comunicação oficial ao Ponto de Venda Central, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência.
  • Fiscalização e controle de todas as categorias de clientes.
  • Moralização do sistema ao garantir os benefícios a quem tem direito evitando fraudes.
  • Controle do equilíbrio entre oferta e demanda dos serviços.
  • Comodidade na compra e recarga dos cartões.

Existe Bilhetagem Eletrônica em outras cidades?

Sim. O sistema de Bilhetagem Eletrônica já é utilizado em várias cidades e regiões metropolitanas, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte, Betim (MG), Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville (SC), Salvador, Feira de Santana (BA), Goiânia, Maceió e Recife.

Por que a marca Teu?

O Consórcio Gestor do sistema buscou um nome de fácil identificação pelo público. O nome Teu consegue contemplar isso de várias maneiras ao traduzir, num primeiro momento, o sentimento de posse que desejamos que você, cliente, tenha pelo produto. Teu também é uma expressão comum ao gaúcho e transmite a idéia do localismo do sistema. Para completar, Teu é simples, forte e único. Exatamente como o Bilhete Metropolitano.

Informações em www.teubilhete.com.br

 
TEU Vale-Transporte

TEU Vale-Transporte

Vai substituir o antigo vale de papel e eliminar o risco de falsificação. É o Teu do trabalhador.
Veja os procedimentos para aquisição.


 
TEU Bilhete Escolar

TEU Bilhete Escolar

Substituirá a passagem escolar para estudantes e professores.

Documentação necessária:
  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do comprovante de endereço
  • Cópia do comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino com identificação do período escolar (mês, trimestre, semestre, ano)
 
TEU Bilhete Isento

TEU Bilhete Isento

Garante o direito de transporte gratuito às isenções legais.


 
TEU Bilhete Antecipado

TEU Bilhete Antecipado

Substitui o dinheiro da passagem e pode ser adquirido nos pontos de vendas das empresas.

Documentação necessária:
  • Cópia da carteira de identidade
  • Cópia do CPF (caso não esteja incluso na carteira de identidade)
 
Teu Bilhete Melhor Idade

TEU Bilhete Melhor Idade

É um direito de quem merece todo o nosso respeito.


 

Informações em www.teubilhete.com.br

O que é sistema tronco-alimentador?

Utilizado em várias cidades do país e do exterior, o sistema é formado por linhas troncais e linhas alimentadoras. As troncais recebem os passageiros transportados pelas linhas alimentadoras. Formando um sistema integrado de transporte com o pagamento de uma única tarifa, o transporte coletivo torna-se mais racional, seguro e barato.

Como funciona o sistema tronco-alimentador?

As linhas alimentadoras percorrem itinerários menores, trazendo rapidamente o passageiro do bairro onde mora até o terminal. Ali é feita a baldeação para a linha troncal que leva ao destino, no caso Porto Alegre ou Eldorado do Sul e vice-versa. Isso traz muitas vantagens: tarifas menores, maior disponibilidade de horários, melhor aproveitamento do veículo, diminuiçáo do número de ônibus em circulação, menos poluição, maior economia de combustível.

Qual é o objetivo principal do sistema troncal?

Estabelecer tarifas mais acessíveis pelo uso racional do transporte coletivo. No caso das linhas entre Guaíba e Porto Alegre, além da linha Guaíba e Eldorado do Sul, já se conseguiu uma redução na tarifa mais compatível com o poder aquisitivo da população.

Isso já existe em outros lugares?

O sistema tronco-alimentador é usado em várias cidades do mundo. Em nossa região temos o caso da Trensurb no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre. Curitiba, no Paraná, foi a primeira capital a implantá-lo, tornando-se um referencial em transparte. São Paulo, Manaus, Goiânia, Vitória, Salvador, Belo Horizonte, Recife e Florianópolis também utilizam o sistema.

Já está funcionando em Guaíba?

Sim, na Zona Sul da cidade, o transbordo das linhas alimentadoras São Jorge e Passo Fundo é feito na parada de integração da Rua Adão Foques, construída pela Expresso Rio Guaíba. Nessa parada os usuários tem acesso às seguintes linhas:

Com o Bilhete de Integração ou Cartão TEU:

  • Troncal Florida/POA via Av. Farrapos;
  • Troncal Florida/ELD.SUL via Sans Souci;

Somente com o Cartão TEU:

  • Porto Alegre – Florida via Av. Castelo Branco (Executivo);
  • Florida – Eldorado do Sul via BR-116.

Na Zona Oeste o sistema está operando no moderno Terminal de Integração Metropolitano Nossa Senhora de Fátima, localizado na Rua Dante Razeira nº 92 – Bairro Nossa Senhora de Fátima, também construído pela empresa. Este terminal tem toda a infra-estrutura necessária: iluminação, bebedouro, banheiros, bancos para descanso, máquina dispensadora de refrigerantes, sistema de informação dirigida, acessibilidade e banheiros especiais para deficientes físicos. Neste terminal os usuários residentes nos bairros Pedras Brancas, São Francisco, Bom Fim e Jardim dos Lagos, podem dispor das seguintes linhas:

Com o Bilhete de Integração ou Cartão TEU:

  • Troncal Fátima/POA via Av. Farrapos;
  • Troncal Fátima/ELD.SUL via Sans Souci.

Somente com o Cartão TEU:

  • Porto Alegre – Fátima via Av. Castelo Branco (Executivo).
IMPORTANTE

As linhas alimentadoras não fazem transporte urbano. Somente pode utilizá-las os usuários do transporte metropolitano com origem ou destino em Porto Alegre , Eldorado do Sul ou Guaíba.

Guaíba

Av. Brasil, 287 - Alegria - Guaíba/RS
(51)3401-3300
08:00hs - 12:00hs | 13:30hs - 18:00hs | Segunda à Sexta-feira

Porto Alegre

Largo Visconde do Cairú, 12 Loja - Centro - Porto Alegre/RS
(51)3214-0400
08:30hs - 17:30hs | Segunda à Sexta-feira

Eldorado do Sul

Estrada BR-290 KM 107 - Eldorado do Sul/RS
Veja a localização no mapa
08:00hs - 12:00hs | 13:00hs - 17:00hs | Segunda à Sexta-feira
SAC

Fixo - 0800.7077639
Celular - (51) 9333.8822
sac@rioguaiba.com.br

GERAL

(51) 3401.7650 - Guaíba/RS
(51) 3357.5550 - Porto Alegre/RS
guaiba@rioguaiba.com.br